terça-feira, 30 de março de 2010

Ferraz de Vasconcelos recebe curso gratuito de iniciação política

O “Curso de Iniciação Política – Módulo I” está com inscrições abertas para as aulas que iniciam no próximo dia 17 de abril, no município de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

As aulas, que serão realizadas no Centro de Integração da Cidadania - CIC Ferraz, localizado na Avenida Américo de Trufelli, 60, Parque São Francisco, em três encontros: dias 17 e 24 de abril e 08 de maio (sempre aos sábados), das 9h às 12h20.

Para se inscrever, os interessados deverão entrar no sítio do ILP: ou procurar o CIC Ferraz no telefone (011) 4675 5320/4675-4641.

Histórico

Com duração de três sábados, o curso é inteiramente gratuito, suprapartidário, e tem como objetivo alavancar a cidadania, promovendo a educação política. Ou seja, seu intuito é proporcionar à população as noções básicas do funcionamento político, afim de que possam escolher, acompanhar e cobrar seus representantes. De posse das regras do jogo, além de desenvolver uma postura mais cidadã, fica mais fácil jogar, na medida em que a atuação do cidadão não se restringe somente ao exercício eleitoral obrigatório.

“A política é um tema sensível e acabou se tornando tabu. A intenção do projeto é desmistificar esta estória de que política não se discute e aproximar os cidadãos dela, debatendo um pouco sobre as conseqüências ao apertar o botão da urna eletrônica”, explica Humberto Dantas, coordenador do projeto e Superintendente da Fundação Mário Covas.

Para ele, a política é um tema que acaba passando longe da preocupação das pessoas devido à correria diária. “Tendo em vista a qualidade de vida e o bem-estar geral, a política deve estar no centro das preocupações, pois influencia diretamente nos principais setores de nossas vidas ”, finalizou.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Konrad Adenauer, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) do Governo do Estado e da Fundação Mário Covas. De caráter totalmente suprapartidário, o curso tem como único objetivo, trazer informação e formação às regiões carentes do Estado de São Paulo. Todos os professores do curso possuem pós-graduação em Ciência Política pela USP.

As aulas são ministradas nos postos dos CICs - programa ligado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, voltados para o acesso à justiça em regiões periféricas das cidades – e acontecem das 09h às 12h20.

O Bairro do Jabaquara, na zona Sul, abriu (no último dia 27 de fevereiro) a série de atividades de 2010, seguido da cidade de Francisco Morato (21/03) e Campinas (16/04). A programação dos cursos prevê a realização de um total de 10 rodadas.

As aulas ainda serão ministradas nas seguintes localidades: Taipas, Capão Redondo, Itaim Paulista, Jaçanã e Jardim São Luis. E também no município de Guarulhos.

Serviço

Curso de Iniciação Política – Ferraz de Vasconcelos
Data: 17 e 24 de abril e 08 de maio (sábados)
Horário: das 09h00 às 12h20
Gratuito
Local: CIC Ferraz (Av. Américo de Trufelli, 60 – Parque São Francisco), Inscrições: pelo site do ILP ou (011) 4675 5320/4675 4641


Contato com a imprensa

César Hernandes – (11)9439-8984
Sibele Martins – (11)9467-7108
Email: imprensa.iniciacaopolitica@gmail.com
Twitter: @ipolitica

Campinas recebe curso gratuito de iniciação política no mês de abril

A população de Campinas recebe no próximo dia 16/04 (sexta-feira), das 9h às 15h, a segunda edição do Curso de Iniciação Política - Módulo I. A aula será realizada na sede do Centro de Integração da Cidadania - CIC "Doutor Fernando de Cássio Rodrigues", localizado na Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92, Bairro Vida Nova.

A segunda aula será realizada no dia 23 de abril, também das 9h às 15h. Como o curso acontece em período integral, será oferecido um almoço aos participantes. Para se inscrever, os interessados deverão entrar no sítio do ILP: ou procurar o CIC Campinas - telefone (019) 3226-6161.

Histórico

Oferecido gratuitamente pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Konrad Adenauer, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), os Centros de Integração da Cidadania (CIC), do Governo do Estado de São Paulo, e a Fundação Mário Covas; e tem como objetivo principal, promover a cidadania por meio da educação política. Em 2009, quando foi iniciado, o curso formou um total de 527 pessoas nos 10 postos do CIC no estado. A meta para este ano é dobrar o número.

De caráter totalmente suprapartidário, o curso de iniciação política propõe uma desmistificação da política e da classe - estigmatizadas e afastadas da convivência do cidadão comum. O objetivo é envolver os alunos em ações ativas de cidadania, evitando que sua participação política fique restrita apenas ao exercício eleitoral obrigatório.

“A ideia do projeto é em primeira instância trazer a política e seu funcionamento para o dia-a-dia da população, e em seguida, de posse do funcionamento do jogo, promover uma atuação mais cidadã, acompanhando, cobrando e participando da gestão do prefeito da sua cidade e assim por diante”, declarou Humberto Dantas, coordenador do Projeto e superintendente da Fundação Mário Covas.

Os cursos são ministrados nas sedes dos CICs - postos ligados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, voltados para o acesso à justiça em regiões periféricas das cidades. Todos os professores do curso possuem pós-graduação em Ciência Política pela USP.

O Bairro do Jabaquara, na zona Sul, abriu (no último dia 27 de fevereiro) a série de atividades de 2010, seguido da cidade de Francisco Morato (21/03). A programação dos cursos prevê a realização de um total de 10 rodadas.

As aulas ainda serão ministradas nas seguintes localidades: Taipas, Capão Redondo, Itaim Paulista, Jaçanã e Jardim São Luis. E também nos municípios de Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Serviço

Curso de Iniciação Política – em Campinas

Data: 16 e 23/04 (sextas-feiras)
Horário: das 09h às 15h
Gratuito
Local: CIC Campinas (endereço: Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92 - Bairro Vida Nova).
Inscrições: pelo sítio do ILP ou pelo telefone (19)3226-6161.

Contato com a imprensa

César Hernandes – (11)9439-8984
Sibele Martins – (11)9467-7108
Email: imprensa.iniciacaopolitica@gmail.com
Twitter: @ipolitica

quinta-feira, 25 de março de 2010

Humberto Dantas: palestra destaca integração do legislativo com a sociedade


Por Edivaldo Bitencourt - "Portal ALMS"
Foto: Giuliano Lopes

Professor visitante da USP (Universidade de São Paulo), o cientista político, Dr. Humberto Dantas, destacou a importância das escolas do legislativo, instituída nas 27 unidades da federação, na integração entre o parlamento e a sociedade.

Ele ministrou a palestra "Educação para a Cidadania - Programa de Iniciação Política", durante o VI Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul. Durante a exposição, ele falou do projeto desenvolvido em 10 áreas periféricas de São Paulo, que oferece, desde o final de 2008, curso de cidadania e iniciação política para a comunidade.

Somente no ano passado, 527 pessoas foram formadas em 10 turmas no estado de São Paulo. Cada curso é oferecido em três sábados de manhã nos CIC (Centros de Integração da Cidadania). Os alunos têm noção de democracia e noções básicas de políticas.

De Mato Grosso do Sul, Dantas destacou o Parlamento Jovem, desenvolvimento pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que traz os estudantes da rede pública e privada para dentro da Assembléia.

O professor explicou que o parlamento é o poder que mais depende da democracia. Com a criação das escolas, as Assembléias passaram a assumir uma nova função, a de integração entre o parlamento e a comunidade.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Francisco Morato tem primeira aula do curso de Iniciação Política

No último sábado (20/3), 63 alunos participaram da primeira aula do II Curso de Iniciação Política no Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Francisco Morato, município da região metropolitana de São Paulo. Com duração de três sábados, o curso continua nos dias 27 de março e 3 de abril.

Entre os presentes, membros da comunidade local e de cidades vizinhas, estudantes, líderes comunitários, representantes de instituições governamentais e organizações não-governamentais.

O primeiro encontro em Fracisco Morato foi aberto pelo professor e cientista político, Dr. Humberto Dantas, que ministrou as aulas de “Democracia” e “Futuro da Política”. O curso, totalmente gratuito, é fruto de parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), a Fundação Mário Covas, a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e a Fundação Konrad Adenauer, mantenedora do projeto.

Na sequencia, o II Curso de Iniciação Política será levado para os Centros de Integração da Cidadania de Campinas e Ferraz de Vasconcelos. As inscrições já estão abertas na página do ILP na internet, que pode ser acessada a partir do Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicando no tópico Instituto do Legislativo – que se encontra do lado direito da tela –, ou diretamente através do link.

Cartaz do II Curso de Iniciação Política - Campinas

terça-feira, 23 de março de 2010

Curso de Iniciação Política forma 62 alunos no Jabaquara


Na tarde do último sábado (13/3), 62 alunos formaram-se no II Curso de Iniciação Política, uma parceria entra a Fundação Konrad Adenauer, Secretaria de Justiça de São Paulo, Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e Fundação Mário Covas. As aulas foram realizadas no Centro de Integração da Cidadania (CIC) - Casa da Cidadania, localizado na Vila Guarani, Jabaquara, zona sul da cidade.

O curso, que tem a duração de três sábados, tem como objetivo promover a cidadania por meio da difusão da educação política. Nesse último encontro foram discutidos "política e organização social" e "ética e política". As aulas foram ministradas pelo professor e cientista político Dr. Humberto Dantas.

Professores, líderes comunitários, alunos do ensino médio, estudantes universitários, representantes de instituições governamentais e não governamentais, além das pessoas da própria comunidade – e de municípios da Baixada Santista e da região do Grande ABC – compareceram ao curso. Todos estavam munidos das apostilas cedidas pela Fundação Mario Covas.

Francisco Morato

No último sábado (20/3) teve início o II Curso de Iniciação Política no Centro de Integração da Cidadania de Francisco Morato. Outras informações estão disponíveis na página do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) no sítio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (www.al.sp.gov.br).

*Com informações de João de Aquino - ILP/ALESP

domingo, 14 de março de 2010

Em véspera de aniversário, Francisco Morato recebe segunda edição do curso de iniciação política

O “Curso de Iniciação Política – Modulo I” está com inscrições abertas para as aulas que iniciam no próximo dia 20/03 (sábado), no Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Francisco Morato, na Grande São Paulo

A população de Francisco Morato, na Grande São Paulo, receberá nos dias 20 e 27 de março, e no dia 3 de abril, das 9h às 12h20, na sede do CIC local (Rua Tabatinguera, 45), o curso gratuito de Iniciação Política. As inscrições podem ser feitas no site do ILP. Para participar não é exigido qualquer pré-requisito.

Oferecido pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é resultado da parceria entre Fundação Konrad Adenauer, Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e Fundação Mário Covas e tem como objetivo promover a cidadania por meio da difusão da educação política.

Conhecer o Estado Brasileiro

De caráter suprapartidário, o curso foi desenvolvido para que moradores de regiões carentes de São Paulo tenham acesso, de forma gratuita, ao funcionamento do processo político e das instituições que formam o Estado brasileiro. O intuito é que o curso possa formar cidadãos mais atuantes nos processos decisórios do país, evitando que a participação política fique restrita à obrigação eleitoral a cada dois anos.

“A ideia é que os cidadãos conheçam as regras do jogo para que possam agir, participar e, assim, exercerem uma cidadania de fato”, declarou o prof. Dr. Humberto Dantas, coordenador do curso.

Em 2009, quando foi iniciado, o curso formou um total de 527 pessoas. A meta para este ano é dobrar o número.

O Bairro do Jabaquara, na zona Sul, abriu (nos dias 27/2, 6/3 e 13/3) a programação dos cursos de 2010, que prevê a realização de mais 10 rodadas: Taipas, Capão Redondo, Itaim Paulista, Jaçanã e Jardim São Luis. E também nos municípios de Campinas, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Os cursos são ministrados na sede dos CICs - postos ligados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, voltados para garantir o acesso à justiça em regiões periféricas da cidade. Todos os professores do curso possuem doutorado em Ciência Política pela USP.

O projeto conta também, com o apoio da Fundação Mario Covas, que elaborou a programação e as apostilas adotadas nas aulas.

Serviço

Curso de Iniciação Política – Francisco Morato
Local: CIC Francisco Morato – Rua Tabatinguera, 45
Horário: das 9h às 12h20
Inscrições: No site do ILP, através do link

terça-feira, 2 de março de 2010

Primeiro curso de Iniciação Política de 2010 conta com mais de 80 alunos no Jabaquara


Com a presença de aproximadamente 80 alunos, foi realizado no último sábado (27/2), no Centro de Integração da Cidadania - CIC Jabaquara (zona sul de São Paulo), o primeiro módulo do curso gratuito de Iniciação Política - Jabaquara. O segundo módulo está marcado para o próximo sábado (6/3), também no CIC local. A última aula ocorre em 13 de março.

Professores, líderes comunitários, alunos do ensino médio, estudantes universitários, representantes de instituições governamentais e não governamentais, além das pessoas da própria comunidade – e de municípios da Baixada Santista e da região do Grande ABC – compareceram ao curso. Todos estavam munidos de apostilas cedidas pela Fundação Mario Covas.

O diretor presidente do Instituto do Legislativo Paulista, da ALESP, Roberto Eduardo Lamari, e a coordenadora estadual do Programa CIC/SJDC, Maria Isabel L. C. Soares, deram boas vindas aos alunos.


Em seguida, Aline Soares, coordenadora de projetos Fundação Konrad Adenauer, realizou palestra abordando o tema “Democracia”. Logo depois, Rodrigo Estramanho, professor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, abordou o “Futuro da Política”.

*Com informações de João de Aquino - ILP/ALESP