terça-feira, 30 de março de 2010

Campinas recebe curso gratuito de iniciação política no mês de abril

A população de Campinas recebe no próximo dia 16/04 (sexta-feira), das 9h às 15h, a segunda edição do Curso de Iniciação Política - Módulo I. A aula será realizada na sede do Centro de Integração da Cidadania - CIC "Doutor Fernando de Cássio Rodrigues", localizado na Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92, Bairro Vida Nova.

A segunda aula será realizada no dia 23 de abril, também das 9h às 15h. Como o curso acontece em período integral, será oferecido um almoço aos participantes. Para se inscrever, os interessados deverão entrar no sítio do ILP: ou procurar o CIC Campinas - telefone (019) 3226-6161.

Histórico

Oferecido gratuitamente pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Konrad Adenauer, o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), os Centros de Integração da Cidadania (CIC), do Governo do Estado de São Paulo, e a Fundação Mário Covas; e tem como objetivo principal, promover a cidadania por meio da educação política. Em 2009, quando foi iniciado, o curso formou um total de 527 pessoas nos 10 postos do CIC no estado. A meta para este ano é dobrar o número.

De caráter totalmente suprapartidário, o curso de iniciação política propõe uma desmistificação da política e da classe - estigmatizadas e afastadas da convivência do cidadão comum. O objetivo é envolver os alunos em ações ativas de cidadania, evitando que sua participação política fique restrita apenas ao exercício eleitoral obrigatório.

“A ideia do projeto é em primeira instância trazer a política e seu funcionamento para o dia-a-dia da população, e em seguida, de posse do funcionamento do jogo, promover uma atuação mais cidadã, acompanhando, cobrando e participando da gestão do prefeito da sua cidade e assim por diante”, declarou Humberto Dantas, coordenador do Projeto e superintendente da Fundação Mário Covas.

Os cursos são ministrados nas sedes dos CICs - postos ligados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, voltados para o acesso à justiça em regiões periféricas das cidades. Todos os professores do curso possuem pós-graduação em Ciência Política pela USP.

O Bairro do Jabaquara, na zona Sul, abriu (no último dia 27 de fevereiro) a série de atividades de 2010, seguido da cidade de Francisco Morato (21/03). A programação dos cursos prevê a realização de um total de 10 rodadas.

As aulas ainda serão ministradas nas seguintes localidades: Taipas, Capão Redondo, Itaim Paulista, Jaçanã e Jardim São Luis. E também nos municípios de Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Serviço

Curso de Iniciação Política – em Campinas

Data: 16 e 23/04 (sextas-feiras)
Horário: das 09h às 15h
Gratuito
Local: CIC Campinas (endereço: Rua Odete Therezinha Octaviano Santucci, 92 - Bairro Vida Nova).
Inscrições: pelo sítio do ILP ou pelo telefone (19)3226-6161.

Contato com a imprensa

César Hernandes – (11)9439-8984
Sibele Martins – (11)9467-7108
Email: imprensa.iniciacaopolitica@gmail.com
Twitter: @ipolitica

Nenhum comentário:

Postar um comentário