quinta-feira, 25 de março de 2010

Humberto Dantas: palestra destaca integração do legislativo com a sociedade


Por Edivaldo Bitencourt - "Portal ALMS"
Foto: Giuliano Lopes

Professor visitante da USP (Universidade de São Paulo), o cientista político, Dr. Humberto Dantas, destacou a importância das escolas do legislativo, instituída nas 27 unidades da federação, na integração entre o parlamento e a sociedade.

Ele ministrou a palestra "Educação para a Cidadania - Programa de Iniciação Política", durante o VI Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul. Durante a exposição, ele falou do projeto desenvolvido em 10 áreas periféricas de São Paulo, que oferece, desde o final de 2008, curso de cidadania e iniciação política para a comunidade.

Somente no ano passado, 527 pessoas foram formadas em 10 turmas no estado de São Paulo. Cada curso é oferecido em três sábados de manhã nos CIC (Centros de Integração da Cidadania). Os alunos têm noção de democracia e noções básicas de políticas.

De Mato Grosso do Sul, Dantas destacou o Parlamento Jovem, desenvolvimento pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, que traz os estudantes da rede pública e privada para dentro da Assembléia.

O professor explicou que o parlamento é o poder que mais depende da democracia. Com a criação das escolas, as Assembléias passaram a assumir uma nova função, a de integração entre o parlamento e a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário