domingo, 14 de março de 2010

Em véspera de aniversário, Francisco Morato recebe segunda edição do curso de iniciação política

O “Curso de Iniciação Política – Modulo I” está com inscrições abertas para as aulas que iniciam no próximo dia 20/03 (sábado), no Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Francisco Morato, na Grande São Paulo

A população de Francisco Morato, na Grande São Paulo, receberá nos dias 20 e 27 de março, e no dia 3 de abril, das 9h às 12h20, na sede do CIC local (Rua Tabatinguera, 45), o curso gratuito de Iniciação Política. As inscrições podem ser feitas no site do ILP. Para participar não é exigido qualquer pré-requisito.

Oferecido pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa é resultado da parceria entre Fundação Konrad Adenauer, Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e Fundação Mário Covas e tem como objetivo promover a cidadania por meio da difusão da educação política.

Conhecer o Estado Brasileiro

De caráter suprapartidário, o curso foi desenvolvido para que moradores de regiões carentes de São Paulo tenham acesso, de forma gratuita, ao funcionamento do processo político e das instituições que formam o Estado brasileiro. O intuito é que o curso possa formar cidadãos mais atuantes nos processos decisórios do país, evitando que a participação política fique restrita à obrigação eleitoral a cada dois anos.

“A ideia é que os cidadãos conheçam as regras do jogo para que possam agir, participar e, assim, exercerem uma cidadania de fato”, declarou o prof. Dr. Humberto Dantas, coordenador do curso.

Em 2009, quando foi iniciado, o curso formou um total de 527 pessoas. A meta para este ano é dobrar o número.

O Bairro do Jabaquara, na zona Sul, abriu (nos dias 27/2, 6/3 e 13/3) a programação dos cursos de 2010, que prevê a realização de mais 10 rodadas: Taipas, Capão Redondo, Itaim Paulista, Jaçanã e Jardim São Luis. E também nos municípios de Campinas, Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos.

Os cursos são ministrados na sede dos CICs - postos ligados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, voltados para garantir o acesso à justiça em regiões periféricas da cidade. Todos os professores do curso possuem doutorado em Ciência Política pela USP.

O projeto conta também, com o apoio da Fundação Mario Covas, que elaborou a programação e as apostilas adotadas nas aulas.

Serviço

Curso de Iniciação Política – Francisco Morato
Local: CIC Francisco Morato – Rua Tabatinguera, 45
Horário: das 9h às 12h20
Inscrições: No site do ILP, através do link

Um comentário:

  1. OS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MEDIO DA ESCOLA ¨PROFESSOR ROBERTO APARECIDO TONELLOTTI FORAM CONTEMPLADOS EM RECEBER O CURSO.
    AGRADECEMOS O CIC, EM ESPECIAL A DENISE ( DIRETORA DO CIC) PELA CONFIANÇA DEPOSITADA NA ESCOLA, E AO PROF DR. HUMBERTO DANTAS,PELA SUA ESSENCIAL PRESENÇA.
    PROFESSORA ALICE CIRIACO

    ResponderExcluir